Gases intestinais: Como evitar

Flatulência é a liberação voluntária ou não de gases intestinais contidos no final da região do intestino. Gases intestinais podem causar grandes desconfortos devido à distensão abdominal causada e também pelo possível constrangimento social. A maioria dos alimentos que contém carboidratos causa gases.

Dentreos açúcares que podem causar gases podemos citar:

Rafinose - feijão e outras leguminosas - causam gases intestinais
Rafinose – Feijão e outras leguminosas

Rafinose – Feijões e outras leguminosas. A rafinose é um oligossacarídeo (tipo de carboidrato) que não é bem digerido favorecendo assim a fermentação.

Alimentos Crucíferos - Brócolis, repolho, couve e couve-flor - causam gases intestinais
Alimentos Crucíferos – Brócolis, repolho, couve e couve-flor

Alimentos Crucíferos – Brócolis, repolho, couve e couve-flor contém enxofre que agem com as bactérias intestinais.

Lactose – Açúcar natural do leite e derivados, pois algumas pessoas adultas não produzem ou produzem em pequena quantidade a lactase, enzima que digere a lactose.

Frutose – Naturalmente presente nas frutas. Também pode ser usada como adoçante.

Sorbitol – Encontrado naturalmente em frutas e também utilizado como adoçante.

Amido

Amido – Batatas, milho, massas e trigo. Seus resíduos não são absorvidos e vão para o intestino grosso onde são fermentados pelas bactérias.

Fibras – Principalmente as solúveis, feijões, ervilhas, aveia e na maioria das frutas.

Carnes vermelhas – digestão muito demorada (48 a 72 horas) levando a uma maior ação das bactérias no intestino grosso. Além disso, muitas proteínas são compostas por aminoácidos com enxofre.